top of page

Ailton anuncia adoção de sistema de energia solar fotovoltaica na Câmara Municipal de Itatiba

  • Foto do escritor: Ailton Fumachi
    Ailton Fumachi
  • 4 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

O projeto, voltado às práticas sustentáveis, resultará na preservação do meio ambiente, na sustentabilidade e na economia do dinheiro público


Ocorreu nesta quinta-feira (3) a 51ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba. Três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores. Na ocasião, o presidente Ailton Fumachi (PL) convocou a 45ª Sessão Extraordinária para apreciação em segundo turno de uma matéria. Confira aqui.


Sistema de energia solar fotovoltaica


Foto: Luiz Alexandre Padovani

Antes de iniciar a Sessão Plenária, Ailton informou que a Casa realizou diversos estudos técnicos e a viabilidade financeira para a adotar o sistema de energia fotovoltaica. Segundo o presidente, em breve o sistema será instalado no prédio da Câmara Municipal de Itatiba. “Acredito que seremos a segunda Câmara no Estado de São Paulo a adotar esse sistema e a terceira do Brasil. Verifiquei a necessidade de um Projeto de Lei, porém não precisamos, pois existe um edital da União, que inclusive foi utilizado pelos municípios de Contagem-MG e Capão da Canoa-RS. Então, se tudo ocorrer conforme o previsto e estudado, vamos adotar esse sistema também na Câmara Municipal de Itatiba”, afirmou.


Dados da Câmara Municipal de Capão da Canoa-RS, que implementou o projeto de energia fotovoltaica para a produção de energia elétrica, produzida a partir de luz solar, no prédio-sede, apontam que em apenas um único mês foi registrado uma redução de 91,64% na Unidade Consumidora do prédio.


O sistema de energia fotovoltaica permite que se use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária. O uso deste sistema evita a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), faz-se o bem para a rede elétrica e para o planeta, já que a energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável. Confira 10 vantagens dos sistemas de energia fotovoltaica.


1. Preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais (energia hidráulica, gás natural, carvão mineral, derivados do petróleo, energia nuclear)

2. Redução de emissões de gases que geram o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2)

3. Redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica

4. Pode ser instalado em casas, comércios e indústrias

5. Instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água

6. PayBack de 5 anos (tempo para o investimento retornar na forma de economia na conta de luz)

7. Baixa manutenção (basicamente limpeza em período de tempo seco, sendo duas ou três vezes ao ano)

8. O número de módulos instalados varia conforme o tamanho do empreendimento, que pode ser uma padaria, pousada, academia ou mesmo indústrias de grande porte, por exemplo

9. Equipamentos de ponta têm vida útil de 25 anos

10. Geração de emprego e renda (expectativa de geração de 120 mil vagas em 2020, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR)


Fonte: Com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica

 
 
 

Commentaires


CÂMARA MUNICIPAL
DE ITATIBA

Rua Benedicto José Constantino, 100
Engenho - Itatiba - SP
CEP: 13255-519

11 4524-9600

  • WhatsApp
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
bottom of page