Ailton e Luciana Bernardo requerem informações sobre prevenção da febre maculosa na cidade
- Ailton Fumachi
- 22 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
A Câmara Municipal de Itatiba realizou nesta quarta-feira (21) a 113ª Sessão Ordinária. Em pauta, os vereadores discutiram e votaram seis projetos de lei. Confira aqui.
Febre maculosa em Itatiba

A vereadora Luciana Bernardo (PDT) e o vereador Ailton Fumachi (PL), apresentaram um requerimento de número 214/2023 à secretaria da Câmara Municipal de Itatiba. O objetivo do documento é solicitar informações sobre os casos de febre maculosa e as áreas de risco no município.
Os parlamentares expressaram preocupação com o aumento significativo de infecções por febre maculosa na região. Eles ressaltaram que essa doença, que apresenta alta letalidade, é muito comum na área e possui como principais hospedeiros bovinos, equinos, suínos, mamíferos silvestres, cães, gatos e seres humanos.
No requerimento, os vereadores pedem esclarecimentos ao Poder Público Municipal sobre as medidas de controle e prevenção adotadas contra a febre maculosa no município. Eles também questionam como está sendo realizado o monitoramento dos animais que podem se tornar hospedeiros da bactéria Rickettsia Rickettsii, além de indagarem sobre as políticas públicas voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento da febre maculosa.
Outros pontos abordados no requerimento incluem o procedimento adotado para o manejo preventivo dos animais hospedeiros da bactéria Rickettsia Rickettsii, bem como o protocolo que o Executivo Municipal, por meio do órgão competente, está seguindo para controlar o parasita Amblyomma Cajennense.
O requerimento foi aprovado por unanimidade durante a sessão e será encaminhado à prefeitura para obtenção das respostas solicitadas.
Com informações da Câmara Municipal de Itatiba
Comentarios