top of page

Câmara Municipal de Itatiba prepara programação especial para celebrar o dia 29 de abril

  • Foto do escritor: Ailton Fumachi
    Ailton Fumachi
  • 29 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Foi em 29 de abril de 1888 que Itatiba promulgou o decreto que abolia a escravidão no município. Programação especial terá parceria com a Associação Cultural Quilombo Brotas e Secretaria de Cultura e Turismo


A Câmara Municipal de Itatiba em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba está preparando uma programação especial em comemoração aos 134 anos da promulgação do decreto que libertou os escravos e aboliu a escravidão no município, 14 dias antes mesmo da assinatura da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão no Brasil.


Na tarde desta terça-feira (29) na sede da Associação Cultural Quilombo Brotas, estiveram reunidas a diretora geral da Casa, Leda Célia Ribeiro e a liderança da Associação, Vera Lúcia Gamito, para avaliarem as atividades da programação especial. “A ideia é dar visibilidade para a história do Quilombo Brotas, que faz parte da cultura da cidade e é riquíssima. Estamos preparando tudo com muito carinho”, comentou Leda Célia.


Já Vera Gamito, que está à frente dos trabalhos da Associação desde 2019, vê no evento a oportunidade de mostrar a importância do Quilombo Brotas para o município de Itatiba. “Em nome de toda a comunidade fico muito feliz com esse resgate da nossa cultura. Teremos a oportunidade de mostrar para a população de Itatiba a nossa história. Infelizmente muitos não sabem da existência e importância do Quilombo Brotas. Somos o primeiro quilombo urbano certificado no país. Estaremos presentes nesta programação para mostrar tudo o que construímos e vivemos ao longo dos anos”, afirmou.


A semana de programação especial em comemoração ao dia 29 de abril de 1888 estava no planejamento do presidente da Casa, vereador Ailton Fumachi (PL), desde que assumiu a presidência em 2019. Devido as medidas de restrições em virtude da pandemia da COVID-19, a programação teve que ser adiada. “Fico feliz em poder realizar esse evento no meu último ano na presidência da Câmara. Tenho muita admiração pela história do Quilombo Brotas e desejo que essa cultura jamais seja esquecida dentro de Itatiba”, concluiu.


De acordo com as organizadoras, a programação da semana especial do dia 29 de abril terá atividades diversas e será divulgada em breve.


Saiba mais:


A Avenida 29 de Abril que hoje abriga mais de 40% das lojas de móveis da cidade era conhecida antigamente como rua do “Pito Aceso”, pois no século passado haviam muitos escravos que ali habitavam e se ofereciam para trabalhos braçais e durante a noite, sentavam-se nas calçadas fumando seus “Pitos de barro”. Já o nome “29 de Abril”, lembra o significado desta data para a cidade, que se deu pela libertação dos escravos de Itatiba em 29 de abril de 1888, 14 dias antes da Lei Áurea.

DA ESQUERDA PARA DIREITA. MICHELLI CRISTINA B. DA SILVA (VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO) LENIRA ROSE CONCEIÇÃO GATTO (MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO) VERA GAMITO (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO) LEDA CÉLIA (DIRETORA GERAL DA CÂMARA) E PAULA FALCADE (ADMINISTRATIVO DA CASA)

Comunicação Ailton Fumachi

 
 
 

Comments


CÂMARA MUNICIPAL
DE ITATIBA

Rua Benedicto José Constantino, 100
Engenho - Itatiba - SP
CEP: 13255-519

11 4524-9600

  • WhatsApp
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
bottom of page