Câmara Municipal de Itatiba prepara programação especial para celebrar o dia 29 de abril
- Ailton Fumachi
- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Foi em 29 de abril de 1888 que Itatiba promulgou o decreto que abolia a escravidão no município. Programação especial terá parceria com a Associação Cultural Quilombo Brotas e Secretaria de Cultura e Turismo
A Câmara Municipal de Itatiba em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba está preparando uma programação especial em comemoração aos 134 anos da promulgação do decreto que libertou os escravos e aboliu a escravidão no município, 14 dias antes mesmo da assinatura da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão no Brasil.
Na tarde desta terça-feira (29) na sede da Associação Cultural Quilombo Brotas, estiveram reunidas a diretora geral da Casa, Leda Célia Ribeiro e a liderança da Associação, Vera Lúcia Gamito, para avaliarem as atividades da programação especial. “A ideia é dar visibilidade para a história do Quilombo Brotas, que faz parte da cultura da cidade e é riquíssima. Estamos preparando tudo com muito carinho”, comentou Leda Célia.
Já Vera Gamito, que está à frente dos trabalhos da Associação desde 2019, vê no evento a oportunidade de mostrar a importância do Quilombo Brotas para o município de Itatiba. “Em nome de toda a comunidade fico muito feliz com esse resgate da nossa cultura. Teremos a oportunidade de mostrar para a população de Itatiba a nossa história. Infelizmente muitos não sabem da existência e importância do Quilombo Brotas. Somos o primeiro quilombo urbano certificado no país. Estaremos presentes nesta programação para mostrar tudo o que construímos e vivemos ao longo dos anos”, afirmou.
A semana de programação especial em comemoração ao dia 29 de abril de 1888 estava no planejamento do presidente da Casa, vereador Ailton Fumachi (PL), desde que assumiu a presidência em 2019. Devido as medidas de restrições em virtude da pandemia da COVID-19, a programação teve que ser adiada. “Fico feliz em poder realizar esse evento no meu último ano na presidência da Câmara. Tenho muita admiração pela história do Quilombo Brotas e desejo que essa cultura jamais seja esquecida dentro de Itatiba”, concluiu.
De acordo com as organizadoras, a programação da semana especial do dia 29 de abril terá atividades diversas e será divulgada em breve.
Saiba mais:
A Avenida 29 de Abril que hoje abriga mais de 40% das lojas de móveis da cidade era conhecida antigamente como rua do “Pito Aceso”, pois no século passado haviam muitos escravos que ali habitavam e se ofereciam para trabalhos braçais e durante a noite, sentavam-se nas calçadas fumando seus “Pitos de barro”. Já o nome “29 de Abril”, lembra o significado desta data para a cidade, que se deu pela libertação dos escravos de Itatiba em 29 de abril de 1888, 14 dias antes da Lei Áurea.

Comunicação Ailton Fumachi
Comments